Calcard


Notícias

5 dicas para ter controle financeiro no uso do cartão de crédito

24/08/2017

Você já sabe que não há motivo para ter receio quanto ao uso do cartão de crédito. O medo maior é perder o controle financeiro e gastar mais do que deve. Isso vem muitas vezes da falta de informação sobre como usar este meio de pagamento, somada à falta de uma rotina financeira. É até compreensível que haja receio. São muitas as vantagens e benefícios que ajudam a tornar o cartão de crédito um aliado do consumidor. E todos estão sujeitos a comprar por impulso. Mas com uma boa dose de educação financeira é possível ter um controle eficiente que permita o uso do cartão de crédito sem estresse e sem prejuízo. Basta querer. E se você quer, você pode, levando em conta as dicas que a CALCARD preparou para você.

Por onde começa o controle financeiro no uso do cartão de crédito

Para que você use o cartão de crédito sem qualquer tipo de receio de gastar além da conta, é fundamental que você TENHA UM ORÇAMENTO mensal. É como um mapa que guiará toda a sua movimentação financeira ao longo do mês. Comece respondendo duas perguntas básicas: quanto você ganha e, principalmente, quanto gasta por mês entre contas fixas e contas variáveis. A partir disso, você poderá definir quanto você pode gastar usando o cartão de crédito. Ou melhor, quanto do orçamento você poderia usar para o pagamento da sua fatura. Lembrando sempre que cartão de crédito não é dinheiro extra. É um meio de administrar suas compras de modo a conseguir concretizar sonhos e projetos.

Junto com o orçamento, é essencial que você FAÇA UM PLANEJAMENTO sobre o que pretende com sua renda. Este planejamento pode ser mensal ou de médio ou longo prazo. O importante é que você precisa ter com clareza tudo o que quer fazer com seu dinheiro, independentemente do período ou prazo, e indicando aquilo que será comprado com o cartão de crédito. Planejar é uma maneira de evitar as compras por impulso, que tanto os usuários de cartão temem. Mesmo que você tenha vontade de comprar algo que não estava previsto, tendo um planejamento (e tendo esta “cultura” inserida na sua rotina) muito provavelmente não ficará sem o que deseje. Apenas não comprará naquele instante, mas sim quando seu planejamento e sua movimentação financeira no cartão permitirem.

Seguindo na trilha do controle financeiro, orçamento e planejamento “pedem” que você DEFINA OBJETIVOS. O que você pretende fazer com seu dinheiro? Pagar contas e o que mais? É neste momento que você também define para que irá usar seu cartão de crédito. Defina qual o seu objetivo em relação ao uso do cartão. Ou seja, a partir de facilidades como o parcelamento do valor das compras, em que situações você pretende pagar com o cartão? Você pode escolher pagar contas mensais (supermercado, farmácia, posto de combustível…), atualizar o guarda-roupa (vestuário, calçados…) ou partir para projetos maiores como reformas e viagens. Com objetivos claros muito dificilmente você sairá do foco até para evitar a frustração de não conseguir o que tanto deseja. Sem perder o foco, os riscos de perder o controle financeiro se tornam bem menores.

Controle financeiro na prática

Com orçamento, planejamento e objetivos definidos, para que você use seu cartão de crédito sem sustos faltam duas dicas. A primeira é: USE PLANILHAS E APLICATIVOS. Em muitos casos é justamente a falta deste controle no papel ou na tela do smartphone que traz dor de cabeça, além de também emperrar a conquista dos objetivos. O que acontece é que como não se tem um acompanhamento mensal do que se está gastando com o cartão, corre-se o risco de passar da conta e estourar o limite - e também a capacidade para pagar a fatura. Por outro lado, se não usa planilha nem aplicativos, como o Meu Calcard, você nunca tem certeza do potencial de compras que possui. Ou seja, você tem o cartão, mas fica sempre com o fantasma de que não pode gastar, não pode investir num projeto. Não perca mais tempo e assuma o controle de fato do seu cartão de crédito.

Por fim, o que ajuda também no controle financeiro é o combate à desinformação. BUSQUE CONHECIMENTO! Decidiu ter um cartão? Ótimo. Mas procure tirar todas as dúvidas sobre diferentes aspectos para que o cartão se torne o aliado que fará diferença no seu dia a dia. Informações que podem passar “batido”, como a escolha da data de vencimento da fatura, por exemplo, precisam de atenção. Aprendizado é essencial, especialmente quando não se tem tanta certeza assim sobre alguma coisa. Isso vale para o uso do cartão de crédito. Mesmo que você tome todos os cuidados para usar o cartão corretamente, sem perder o controle financeiro, nunca deixe de se informar.

Quanto mais souber sobre o uso do cartão de crédito, maiores serão as chances de gerar benefícios para você e sua família. Quer saber saber sobre o uso do cartão de crédito? Baixe nosso e-book.    

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email