Calcard


Notícias

5 palavras-chave para fazer do cartão de crédito seu aliado financeiro

13/07/2018

O uso do cartão de crédito já está consagrado como uma opção para quem deseja concretizar sonhos e projetos e também tirar proveito de benefícios e vantagens no momento da compra de bens ou na contratação de serviços. Mas mesmo que todas as providências sejam tomadas, o uso do cartão de crédito deve ser sempre alvo de análise por parte do usuário para que nada saia do planejado e ele seja de fato um aliado nas finanças.

Neste contexto, confira as 5 palavras-chaves para que seu cartão seja um item importante na sua rotina financeira.

Organização

Muitos usuários de cartão de crédito acabam se complicando porque não dão conta de honrar o compromisso de pagar suas faturas em dia e vivem correndo o risco de acumular dívida em cima de dívida. Isso é decorrente da falta de organização das finanças. Por isso, até mesmo antes de efetivar seu cartão de crédito como aliado financeiro, pare e analise a forma como a questão do dinheiro (recebimentos e pagamentos) está sendo tratada por você. Liste as contas fixas e variáveis, compare os gastos mensais com alimentação, transporte, saúde e lazer. Com tudo organizado, se tem a dimensão da realidade financeira em que o cartão poderá ser inserido para ajudar a manter tudo em ordem.

Orçamento

Nunca é demais lembrar que cartão de crédito não é dinheiro extra. O limite disponível não pode deixar de ser incluído no orçamento mensal. É preciso sempre haver uma previsão financeira para o pagamento da fatura. Lembre-se sempre que é parte da organização das contas. Sem isso, corre-se o risco de abrir “buracos” nas finanças que depois podem ficar difíceis de serem cobertos. Por este motivo, junto com a organização, monte também seu orçamento mensal, sempre prevendo o dinheiro necessário para o pagamento do seu cartão de crédito.

Planejamento

O uso do cartão de crédito em situações de emergências é muito comum e não deve ser descartado. Mas até para isso, deve-se trabalhar com a ideia de que o grande benefício do uso do cartão advém justamente da possibilidade de planejar seu uso. Ou seja, a concretização de um projeto antigo, como a reforma da casa, por exemplo, pode ser feita de modo que não cause impacto no orçamento porque todos os gastos são concentrados no cartão de crédito – o que ajuda a ter o controle, outra palavra-chave, do quanto e do quando se pode gastar.

Controle

Como dito acima, esta é outra palavra-chave importante para quem usa cartão de crédito com o propósito de ter um aliado financeiro. Ter controle não é ter medo de usar o cartão. É, sim, fazer valer tudo o que se estabeleceu antes. Isto é, controlar o uso é fazer com que a organização das contas se mantenha, o orçamento seja respeitado e o planejamento seja seguido à risca. É na falta de controle que muitos usuários se perdem, apesar de ser fácil executar esta tarefa com o uso de aplicativos ou até mesmo uma simples planilha.

Metas e objetivos

É um risco muito grande ter um grande aliado e não ter metas claras sobre quanto deseja gastar ou sobre quais objetivos quer alcançar ao usá-lo. Estes dois pontos são chaves também porque ajudam a direcionar o uso do cartão. E também são bons tópicos, no caso das famílias, para uma boa conversa sobre finanças. Afinal, para que serve o seu cartão de crédito? É a “cereja do bolo” das palavras-chaves porque irá nortear e até motivar todas as ações relacionados ao uso correto do cartão.

Deseja saber mais sobre o uso de cartão de crédito? Consulte a CALCARD.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email