Calcard


Notícias

Como escolher a melhor data de vencimento da fatura do cartão de crédito

18/08/2017

Quando passa a ser usuário de um cartão de crédito você precisa tomar uma série de precauções para tirar o maior proveito desta modalidade de pagamento. São muitas as vantagens e benefícios que você obtém e por isso ter ciência de todas as boas práticas e todos os procedimentos para evitar prejuízos. Uma das questões importantes é você definir qual a melhor data de vencimento da fatura do seu cartão de crédito.

Pode parecer uma questão menor, mas não é. De nada adianta você ter um cartão de crédito, usá-lo e na data de pagar a fatura você não tem dinheiro para cobrir este compromisso. E deixando de pagar a fatura, além dos juros e multas, você corre o risco de perder o controle das suas finanças. A partir daí, você poderá ter de recorrer ao crédito rotativo ou ao parcelamento da fatura, alternativas que cabem no seu bolso, diferente do antigo modelo de pagamento mínimo, mas que podem tornar o cartão de crédito um empecilho em vez de um aliado nas suas finanças.

Por isso, avalie bem antes de escolher a data de vencimento da sua fatura. No caso dos trabalhadores assalariados, contratados com Carteira Assinada via CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o mais comum é escolher a data mais próxima do dia do mês em que recebe seu salário – por lei até o quinto dia útil do mês.

Mas também nesta decisão da data você precisa levar em conta como está seu orçamento. Se você tiver um controle financeiro, certamente poderá fazer uma escolha mais adequada ao seu orçamento e poderá até pagar numa data mais “distante” do quinto dia útil. E refletir melhor se é uma boa ideia colocar a fatura para pagamento na data próxima ao recebimento do salário. Confira também que outras contas você já paga nesse período do mês.

O mesmo cuidado vale para quem é dono do próprio negócio de micro e pequeno porte, Microempreendedor Individual, ou profissional autônomo. Antes de definir a melhor data de vencimento da fatura é recomendado fazer uma avaliação dos períodos do mês em que entra mais dinheiro em caixa.

Diferente de um trabalhador assalariado, no caso de quem gera renda por conta própria muito provavelmente o dinheiro não entra numa data única ao longo do mês. São feitos pagamentos em datas diferentes a partir das negociações com cada cliente. Por isso, você pode escolher entre uma data no começo, no meio ou no final do mês. Novamente, confira seu orçamento, suas contas fixas no mês para escolher a melhor data, que se encaixe na sua rotina financeira.

Confira as datas de vencimento de fatura do cartão CALCARD

No caso do cartão de crédito CALCARD, os clientes podem escolher entre seis datas de vencimento da fatura:

- Dia 1

- Dia 5

- Dia 10

- Dia 15

- Dia 20

- Dia 25

Por padrão, no momento de fazer seu cartão CALCARD em uma loja Studio Z, você será informado sobre as opções e será solicitado que escolha uma delas. Neste momento, é importante que esteja ciente sobre a responsabilidade que envolve esta escolha. Não pode ser “qualquer uma”. Tem que ser a melhor para você, para o seu bolso e para o seu orçamento.

Se você já é cliente CALCARD e deseja alterar sua data de vencimento, fale com a central de atendimento por telefone ou por e-mail para saber como proceder. Confira os contatos.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email