Calcard


Notícias

O que saber para usar seu cartão de crédito corretamente

03/05/2017

Ter um cartão de crédito já foi sinal de status. Mas isso mudou e ter um cartão é muito mais que ter status: é ter um aliado para realizar sonhos e projetos. Mas é precisa saber usá-lo corretamente para não cair em armadilhas que têm como principal causa a falta de informação. Para não ficar no “escuro”, confira as dicas da Calcard que apontam o que você precisa saber para usar seu cartão de crédito de forma correta.

Planejamento financeiro em primeiro lugar

O uso correto do cartão de crédito começa pelo planejamento financeiro. A definição de uma rotina financeira é o passo principal para que o cartão seja um aliado e não um inimigo das suas finanças. Isso significa que é preciso compreender que o cartão de crédito é parte do seu orçamento e não um dinheiro extra que você ganha da administradora.

Muitos não levam isso em conta e acabam se endividando porque compram e só na hora de pagar a fatura se dão conta do erro cometido. A solução é contar com o crédito rotativo ou fazer uma outra dívida, tomando um empréstimo para saldar o que gastou com o cartão de crédito.

Portanto, na lista do que você precisa saber para usar seu cartão de crédito corretamente, ter consciência de que ele é parte do seu orçamento está em primeiro lugar. Defina um limite seu de quanto quer gastar com o cartão de crédito. Além disso, saiba também:

Aplicativo – É importante fazer o acompanhamento do uso do cartão. A dica é ter uma rotina definida para isso e contar com a ajuda de um aplicativo, como no caso do app da Calcard, onde você confere em tempo real todas as movimentações realizadas.

Assim, você fica sempre informado sobre o quanto está gastando, sobre o limite do cartão e sobre o limite do seu orçamento. Pelo acompanhamento, por exemplo, você pode ter uma noção se poderá ou não sair do plano inicial definido para o uso do cartão, caso surja uma emergência.

Datas – Datas são importantes na sua relação com o cartão de crédito. Começa com a escolha da data de pagamento da fatura. Se puder, escolha a que melhor se encaixa na sua rotina financeira, quando recebe seu salário ou quando terá mais dinheiro em conta. Isso vai facilitar o controle.

Outra data que você não pode ficar sem saber é quando fecha o mês na sua fatura. Muitos ignoram essa informação e perdem a oportunidade de melhor administrar suas compras. Pela data de fechamento, você saberá qual o melhor dia para comprar, aquele em que você ganha mais tempo para pagar a compra porque só entrará na fatura do mês seguinte.

Objetivos – O uso do cartão de crédito pode ser planejamento. Existem situações em que o uso do cartão faz toda a diferença e isso ajuda a manter tudo sob controle. Por isso, quando se fala em uso correto, não se está dizendo que não é para usar o cartão, muito menos ter medo de usá-lo.

O cartão de crédito é importante e faz parte da vida de muitas pessoas no mundo inteiro. É “parceiro” na concretização de muitos sonhos e projetos. Assim, o que você precisa saber e fazer é planejar como usar seu cartão. Defina o que quer comprar e quando comprar. O pior que pode ocorrer, como destacado acima, é você se atrapalhar com as finanças e ficar no prejuízo.

Crédito rotativo em caso de necessidade

Mesmo sendo um usuário cuidadoso e que planeja como utilizar seu cartão, você também pode estar sujeito a imprevistos. E isso faz com que você comprometa seu orçamento e fique em dificuldades para pagar a fatura do cartão. Uma das formas de lidar com isso é recorrer ao crédito rotativo.

O Banco Central recentemente mudou a regra do pagamento mínimo e a Calcard preparou um material especial a respeito do assunto. Está tudo detalhado lá para que você tenha como honrar seus pagamentos usando o crédito rotativo sem sofrer com os juros cobrados na regra anterior.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email