Calcard


Notícias

Como evitar prejuízos com a perda do cartão de crédito

18/05/2017

Perder o cartão de crédito é uma situação pela qual você ou alguém que você conhece já passou. A perda ocorre em locais públicos, shoppings, lojas ou qualquer outro ambiente em que você tira seu cartão de crédito da carteira ou da bolsa e por um lapso o deixa cair sem perceber. Ou o cartão cai quando outro documento ou objeto é retirada da bolsa ou do bolso e você nem se dá conta. O cartão de crédito também pode ser furtado. Ou você simplesmente não faz ideia de onde colocou seu cartão. Deu branco e por mais que você se esforce, não consegue lembrar o lugar onde o guardou. Revira a casa, o carro e nada.

É sempre bom estar atento para evitar a perda do cartão de crédito. Mas independente do motivo da perda, o importante é manter a calma e tomar as medidas necessárias para evitar prejuízos, caso o cartão esteja em posse de terceiros ou de pessoas mau intencionadas.

Ligar para cancelar o cartão é a primeira medida

Ao perder o cartão, a primeira atitude é ligar para a central de atendimento da administradora. Informe a perda e peça o cancelamento do cartão. Para agilizar os procedimentos, a dica é ter sempre à mão o telefone de atendimento. Adicione na lista de contatos do celular ou anote na agenda. Assim, você consegue avisar o quanto antes sobre a perda do cartão.

Sendo cliente do cartão de crédito Calcard, em caso de perda, você deve ligar para os telefones (65) 3614-9680 (para quem é de Cuiabá e Várzea Grande) ou 0800 65 3033 (para ligações de telefones fixos das demais localidades). O Serviço de Atendimento ao Cliente Calcard funciona de segunda a domingo, das 8h às 20h. E importante: telefone. Enviar mensagem por e-mail ou redes sociais da Calcard não são aceitas neste caso de comunicação de perda.

Quanto antes você comunicar a perda, melhor, para evitar prejuízos, mas também para não ficar sem comprar. Até porque, quando avisar da perda ou furto, você já pode solicitar um novo cartão. O cartão também é cancelado quando você vai até a loja Studio Z mais próxima e solicita uma segunda via. Neste caso, o cartão anterior é automaticamente cancelado.

Prevenir com medidas de segurança Outra medida padrão para quando você perder seu cartão de crédito é ir até uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Comunicar as autoridades sobre o ocorrido é uma medida preventiva necessária e de suma importância porque pode evitar prejuízos e constrangimentos caso o cartão seja usado por quem o tenha encontrado.

Sobre prevenção, situações como a perda do cartão reforçam a necessidade de você observar as medidas de segurança quanto ao uso do cartão de crédito. A forma como você lida com sua senha, por exemplo. Imagine se você perde o cartão e a senha está junto, colada no verso? Nunca faça isso. A senha deve ser memorizada ou guardada em local seguro, de preferência longe ou ao menos sem informar do que se trata, como já destacamos no blog da Calcard.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email