Calcard


Notícias

Problemas financeiros que você evita usando o cartão de crédito

15/06/2018

Ao decidir usar um cartão de crédito, você precisa rever toda a sua rotina financeira para que possa aproveitar ao máximo todas as vantagens desta opção. Invariavelmente o acompanhamento frequente da movimentação do cartão, torna seu usuário muito mais consciente do que deve e do que pode comprar/gastar.

Isto significa que passar a comprar com o cartão em vez de dinheiro ou no crediário vai levá-lo necessariamente a lidar melhor com suas finanças. Afinal, o uso correto do cartão de crédito inclui fazer um planejamento financeiro, definir um orçamento mensal e tratar as questões relacionadas à renda com maior responsabilidade. E só por essas três atitudes, evita-se problemas financeiros que podem se tornar uma grande dor de cabeça.



Em geral, os problemas mais comuns relacionados à finanças, e que podem gerar dívidas e até inadimplência, costumam ser:

Problema: Consumir mais do que precisa

Como o cartão ajuda: Quando opta pelo pagamento com cartão em vez de dinheiro deve-se sempre lembrar que há um limite e que o crédito não é um recurso extra. Só por isso já obriga você a comprar o que precisa - o que é prioritário - e dentro do seu orçamento, de acordo com suas condições de honrar o pagamento da fatura, preferencialmente na data de vencimento.

Problema: Comprar por impulso e sem planejar

Como o cartão ajuda: Muito provavelmente um dos grandes benefícios no uso do cartão de crédito é justamente a possibilidade de planejar as compras. É o reflexo de ter um aliado nas finanças que facilita o parcelamento e assim pode-se fazer uma projeção mais bem planejada de quanto e de quando se pode pagar pelo produto ou serviço desejado.

Problema: Gastar antes de ter renda estabilizada

Como o cartão ajuda: Quem tem um cartão sabe que assume uma responsabilidade importante que é cumprir com o compromisso de pagar a fatura e gastar dentro do seu orçamento. Por isso, se não tem uma renda estabilizada, por ainda está em período probatório, por exemplo, ou possui renda mensal muito variável, com o cartão, os gastos serão mais contidos até que se tenha mais certeza quanto aos rendimentos.

Problema: Não ter metas claras de economia

Como o cartão ajuda: O uso do cartão muda a rotina financeira a ponto de se pensar num uso diferente da renda. Por ter tudo planejado, é possível até ter uma reserva financeira na planilha mensal de controle financeiro, diferente de quem não tem o compromisso mensal com o cartão de crédito e simplesmente gasta sem ter metas definidas para seu dinheiro, incluindo não pensar em economizar para emergências ou mesmo para uma compra desejada.

Dicas de leitura para usar melhor seu cartão de crédito

Se quer saber mais para transformar o cartão em um importante aliado para realizar sonhos e desejos e, ao mesmo tempo, evitar problemas financeiros, temos dicas de leitura para você:

O que saber para usar seu cartão de crédito corretamente
Como planejar as finanças da casa com a ajuda do cartão de crédito
Vantagens de usar cartão de crédito em vez de dinheiro

Você pode também baixar gratuitamente o e-book da CALCARD que diz tudo o que você precisa saber para ter e usar seu cartão de crédito.

Faça o download.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email