Calcard


Notícias

Cartão de crédito: por onde começar a escolha do seu cartão

29/03/2017

Não é de hoje que o cartão de crédito deixou de ser um vilão nas finanças dos brasileiros. O cartão se tornou um aliado, uma ferramenta que ajuda no planejamento e no controle financeiro. As compras podem ser planejadas e o controle do que é gasto passa a ser feito com muito mais eficiência. Ou seja, o uso de cartão de crédito permite que você possa concretizar sonhos e desejos sem que o orçamento familiar seja comprometido.

Especialistas sugerem, por exemplo, que o cartão seja usado para concentrar alguns gastos realizados ao longo do mês. Fica tudo reunido numa conta só e o que foi gasto aparece em detalhe na fatura do cartão, o que favorece o controle das contas.

Mas antes de partir propriamente para a escolha de qual cartão de crédito adotar, analise suas finanças. Faça um planejamento financeiro para que os benefícios gerados pelo uso do cartão façam a diferença na sua vida. É como viajar sem abastecer o veículo e, antes de chegar ao destino, você fica na estrada, sem combustível, gerando frustração e prejuízo.

Seu “combustível” para começar a usar um cartão de crédito é reunir informações sobre sua rotina financeira. Querer um cartão é importante, mas comece verificando qual é sua renda, quais suas despesas fixas, quais os gastos mensais com alimentação, transportes e outros. Você terá na ponta do lápis o que ganha, o que gasta e o quanto poderá utilizar usando o cartão de crédito. Será possível ter uma noção real de como um cartão de crédito, como o Calcard, poderá ajudar nas compras do dia a dia, mas também nas compras especiais, de algum bem de valor mais elevado.

Saiba mais sobre o uso do cartão de crédito

Assim como o planejamento financeiro, saber mais sobre o uso do cartão de crédito antecede à escolha da administradora. Procure dicas e informações sobre as melhores práticas de uso. Busque referências sobre o que fazer e o que não fazer. Converse com amigos e parentes para saber como o cartão de crédito é usado por eles. Será que usam de forma planejada? Ou será que veem o cartão como uma renda extra, o que é um erro que traz dor de cabeça no futuro?

Tenha sempre em mente a ideia de fazer do cartão de crédito um aliado na sua vida financeira. Por isso, saiba qual será o seu objetivo com o cartão. Você pode querer organizar seus gastos com medicamentos, por exemplo. Ou planejar uma reforma em casa e comprar todo o material usando o cartão de crédito.

Se houver um objetivo específico, adicione isso quando começar a pesquisar para escolher qual cartão utilizar. Veja qual a lista de estabelecimentos credenciados pela administradora e se isso atende seu objetivo. Se quer fazer as compras de supermercado e o cartão não é aceito por nenhuma loja do ramo, não é sua melhor opção. Outros pontos importantes de verificar é o custo anual de manutenção do cartão. Confira qual é a anuidade cobrada. E entenda como isso se encaixa na rotina de uso do cartão de crédito e como pode ser amortizada. Também é importante incluir na pesquisa da escolha do cartão a data de vencimento. Opte pela que melhor se encaixar no seu planejamento.

Também não esqueça de verificar as vantagens oferecidas pela administradora do cartão. O que você ganha quando passa a usar um cartão de crédito, além de um aliado na gestão financeira? No caso do cartão Calcard você pode participar de promoções exclusivas e ter descontos e vantagens especiais, como comprar com maior comodidade em lojas como o Studio Z.

Preparado para ter seu cartão de crédito?

Quer saber mais sobre como ter um cartão de crédito? Entre em contato com a Calcard e confira todas as vantagens de usar o nosso cartão.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email