Calcard


Notícias

Segurança: Saiba como usar o cartão de crédito de forma segura

12/04/2017

A decisão de ter um cartão de crédito é motivada pelos objetivos que você deseja alcançar ou pelas necessidades que precisa suprir. Por isso, é sempre aconselhável fazer uma análise de sua rotina financeira e, com o cartão de crédito em mãos, usá-lo de forma planejada. Isso evita surpresas desagradáveis no futuro. O que também ajuda a evitar dor de cabeça é adotar medidas de segurança. Muitas vezes o usuário deixa de dar atenção a isso e abre a possibilidade de ser vítima de fraudes ou de mau uso do cartão que geram prejuízos ao bolso.

O que facilita o uso do cartão de forma segura é que as medidas são simples de serem colocadas em prática. Basta estar atento e sempre adotá-las. Aos seus clientes, a Calcard recomenda três dicas principais.

segurança cartão de crédito 1) Nunca emprestar seu cartão e senha para outras pessoas

Infelizmente o empréstimo do cartão de crédito para uso de terceiros ainda é uma atitude muito comum. Mas o recomendado é que somente o dono do cartão use o cartão. Emprestá-lo para amigos e parentes abre precedentes perigosos para sua gestão financeira. As compras poderão prejudicar seu limite e você ainda corre o risco de sofrer um calote no pagamento da fatura.

Compartilhar sua senha também pode ser um risco pela possibilidade de outras pessoas terem acesso a ela. Você pode perder o controle de uma informação como essa. Quem garante que a pessoa para quem você emprestou o cartão não vai repassar a senha para um terceiro? Por mais confiança que você possa ter pelo amigo ou parente, nunca empreste seu cartão de crédito nem compartilhe sua senha.

2) Cadastrar senhas que não sejam fáceis de descobrir

O momento de definir a senha do seu cartão de crédito é extremamente importante. Esta é uma das ações determinantes para sua segurança. A primeira dica é nunca usar datas de nascimento. Nem a sua nem a de parentes próximos. Isso pode ser arriscado caso, por exemplo, você perca sua carteira com seu cartão de crédito Calcard e todos os documentos, incluindo o seu RG. Nas mãos de alguém mal intencionado, será fácil usar as informações sobre você para tentar usar o cartão.

Também evite usar números repetidos como 0101010 ou em sequência como 123456. Opte por criar combinações que possam dificultar que seja descoberta. Outra dica importante é que você deve memorizar a senha. Ou se anotá-la, nunca deixe junto com o cartão de crédito. E quando anotar, não faça referência ao cartão. Anote a senha e adicione uma dica para lembrar do que se trata sem dizer “senha do cartão de crédito”.

3) Usar o app para acompanhar os lançamentos do seu cartão

Acompanhar a movimentação do seu cartão de crédito pelo app no celular é um das medidas de segurança mais importantes. Sempre que houver uma compra com o cartão você pode conferir em tempo real. Ou seja, caso alguém que tenha tido acesso aos dados do seu cartão (incluindo sua senha), você poderá tomar as medidas necessárias (como pedir o estorno) com maior agilidade. Se ainda não baixou, faça o download do aplicativo do cartão de crédito da Calcard. Se ainda não possui o cartão Calcard, acesse o site e siga as instruções.

Quer saber mais sobre segurança do seu cartão de crédito? Fale com a Calcard.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email