Calcard


Notícias

Como definir a prioridade financeira para o ano novo

18/10/2018

A proximidade de um novo ano é sempre um momento para fazer planos e, principalmente, definir qual será a sua prioridade financeira. Usar o cartão de crédito de forma correta e como aliado para concretizar sonhos e projetos, por exemplo, pode ser a prioridade que você pode escolher. Mas para isso, antes de pensar no futuro, é importante avaliar o ano que está acabando para identificar o que se fez e o que faltou fazer em termos de finanças pessoais, relacionando também o uso do cartão de crédito.



Na avaliação, um dos pontos essenciais é verificar para que o cartão foi usado. Já mostramos que o brasileiro em geral usa em supermercados, farmácias, postos de combustíveis e roupas, calçados e acessórios. Você está entre eles? Se está, o que pensa a respeito? Tem sido uma opção que se encaixa bem na sua rotina financeira, no seu orçamento mensal?

Agora, se você não usa seu cartão para compras específicas, como no caso acima, como é sua rotina? Usa o cartão de crédito eventualmente ou prefere usar apenas para compras maiores em que pode parcelar e obter algum tipo de benefício?

Nos dois casos, a avaliação pode levar a uma prioridade para o ano novo.

Por exemplo, quem usa para compras recorrentes pode definir por manter esta rotina, mas também definir que a prioridade do cartão será outra, focada em uma compra específica como a de material de construção para uma reforma.

Já quem usa eventualmente, pode definir a prioridade de comprar com o cartão com mais frequente como forma de ter mais controle do orçamento – o que é uma das principais vantagens do uso do cartão de crédito: o planejamento e o acompanhamento daquilo que é adquirido, diferente das compras feitas com dinheiro, por exemplo.

Feita a avaliação, o dono do cartão já tem elementos para tomar algumas providências para o ano novo em relação à sua prioridade financeira. Entre as principais estão:

Objetivos

O uso correto do cartão de crédito nasce da definição clara de objetivos. Se a sua prioridade financeira será usar mais e melhor o cartão, o que deseja fazer com ele no próximo ano? Quanto pretende gastar para alcançar seus objetivos? Muitas vezes, os erros cometidos pelo usuário do cartão de crédito nascem da falta de clareza na definição do uso. Por que ter um cartão? Para atingir um determinado objetivo, mas você sabe qual é o seu?

Planejamento financeiro

Com objetivos definidos, é preciso ter um planejamento financeiro para o uso do cartão de crédito para alcançá-los. O planejamento é um mapa que indica passo a passo o que será comprado ao longo do ano, qual o valor gasto e qual o limite que será adotado para a fatura mensal não extrapolar o orçamento mensal. É colocar em prática o uso do cartão como sua prioridade. Sem planejar, fica mais complicado trabalhar com a ideia do cartão ser um aliado financeiro, podendo se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Orçamento mensal

O orçamento mensal está diretamente ligado com o planejamento. Se o uso do cartão de crédito será uma prioridade no ano novo, você precisa (se ainda não faz) adotar o hábito de ter bem claro qual é o seu orçamento para honrar com o pagamento da fatura mensal. Nunca é demais repetir que cartão de crédito não é dinheiro extra. É uma facilidade para o pagamento à vista ou a prazo. Por isso, esteja atento ao limite e à sua renda mensal e quanto pode destinar à fatura do cartão. A ideia é evitar tanto comprometer os rendimentos quanto gerar problemas por ficar com pagamentos em atraso.

Já pensou em priorizar o uso do cartão de crédito no próximo ano? Compartilhe sua experiência.

Veja também

Newsletter

Receba novidades da Calcard em seu email